sábado, 9 de abril de 2011

EDUCAÇÃO


Era em momentos como esse que Poliana erguia as mãos aos céus e agradecia o dia em que, por puro acaso e falta de coisa melhor para fazer, acabara se juntando a um grupo de barbudos desocupados que cantavam umas músicas cansativas e repetiam umas frases ainda mais enfadonhas. Pois,fora justo essa estranha escolha que mudara definitivamente sua vida. Esses tais barbudos, sabiam ser insistentes e convincentes. Arrebanharam por anos os crédulos sonhadores que vagavam pelo mundo em busca de uma poção encantada capaz de transformar políticos em pessoas decentes. Esperavam, os tolos, com esse encantamento acordar o Gigante Adormecido. Os habilidosos filósofos do clã de Poliana, venderam aos crédulos sonhadores carentes de ídolos, uma ideologia. Ao povo, carente de tudo, um messias. A um país carente de decência, mais um engodo. O gigante continuou adormecido ao lado dos sonhos e ilusões daqueles que trabalham e sustentam aos engodos, messias e suas orgias.
E Poliana, hoje soberana em seu reino com apoio do grande clã, ainda se impressiona com o poder de arrebanhar multidões de sua constelação de amigos. Surpreendera-se agora com essa espetacular mudança de conceitos conseguida junto aos catedráticos. Poliana tinha de suas lembranças de infância a imagem firme e rígida de seus preceptores.Ela fora mesmo uma menina muito esperta. Tinha por ideologia que o esforço dos outros sempre podia ser usado para o maior benefício seu. Isso algumas vezes lhe causara problemas na escola, quando descoberta por alguma de suas educadoras. Essas sempre tentaram lhe corrigir, ensinando-lhe as noções básicas de certo e errado, a importância do caráter, da honestidade e dos princípios. Poliana, como sempre, preferia ouvir apenas o que mais lhe convinha. Por causa dessas imagens guardadas na memória era que hoje tinha dificuldades em acreditar que mesmo os hábeis ilusionista convocados para a tal negociação conseguiriam marcar muitos pontos.
Seria preciso muita lábia para convencer representantes dos mestres da lingüística de que o que antigamente era tido como esmola hoje seria sinônimo de dignidade. Muito engodo para convencer estudiosos da matemática de que se ontem X era igual a humilhação e desrespeito hoje X -1 seria igual a resgate do prestígio da categoria. Poliana não acreditava que mesmo as boas e ingênuas educadoras, castigadas por décadas de salários infames, iludidas por anos pelos habilidosos vendedores de ilusões do grande clã, cairiam novamente nessa manjada fábula.
Pois, Poliana enganara-se redondamente. Esquecera-se nossa jovem rainha que seu clã, quando o assunto é ensino, tem sob suas asas um importante aliado: o Comitê Especializado em Pelegagem, Entreguismo,Radicalismo e Submissão (CEPERS). Um ilustre grupo de experts sempre pronto a defender os interesses do grande clã acima de todo e qualquer interesse de sua classe. Acima de qualquer valor moral, de decência ou de integridade. Acima de todo e qualquer valor que possa ter sido aprendido, ou por ventura, ensinado nos bancos escolares. Um grupo perfeitamente adestrado, catequizado e manipulado pelo clã. Mestres em descaramento. Doutores em subserviência. Vergonha para sua séria e íntegra categoria.
Poliana, que nunca fora muito estudiosa, resolve filosofar. O futuro de uma nação está nas mãos dos jovens. O futuro dos jovens está na educação. A educação está nas mãos de seu clã. BINGO!!! Quero ver quem nos tira daqui, pensa a profética Poliana.

4 comentários:

  1. Mas esse sindicato dos professores é mesmo pura pelegagem, antes era fiasco, inclusive indo na frente da casa da governadora incomodar, agora aceitam qualquer migalha , é pura senvergonhice mesmo, por isso que os professores tem mais é que penar. aceitaram agora menos que a Ieda tinha oferecido, mas agora ta bom né.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. É uma vergonha para categoria ser representada por esses pelegos que se venderam pra partido político e deixaram sua classe de lado.

    ResponderExcluir
  3. Que sacanagem com a classe, pelos reclames o sindicatos não representou a vontade. A propósito, alguém sabe me informar, da conversa que rola pelos corredores, de que alguns professores bem lanudos, estariam insatisfeitos com a atual presidente do CPERS - Erechim, e que estariam procurando uma raposa velha e lanuda e que ainda tenha influencia com a massa para derrotá-la na próxima eleição....

    ResponderExcluir
  4. Sindicato pelego é isso ai e os professores que juram ser intelectuais, acima de nós simpels huamnos, de joelhos para os petralhas... ahahahahahahah

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.