domingo, 31 de julho de 2011

A Espera da Escuridão


Poliana estava apreensiva. Corria a boca pequena de seus invejosos críticos, boatos de que dias piores viriam a assombrar a rainha. Falava-se de um tal “agosto negro”. Que coisa grotesca e assustadora poderia se esconder nessa profecia? Poliana esperava que a incessante e monótona chuva que voltara a cair sobre o reino lavasse de vez a imagem de seu reinado democrático e popular. Nada poderia ser mais negro que o chorume que escorria impunemente em seu transparente império. Poliana, a destemida, já passara por todos os apuros possíveis e imagináveis nesse curto período de soberania. Estava convicta que munida de sua invejável coragem e cara-de-pau conseguira colocar não uma, mas centenas de pedras sobre a carniça. Trocara pardais e furões por um meio mais barato e auto-sustentável de controle de tráfego. Agora seus súditos se obrigavam a reduzir a marcha para desviar dos fartos buracos que revestiam as ruas. Projeto é claro, idealizado pela mente engenhosa de sua alteza. Já pensava até em oferecer consultoria para o caro e seleto grupo de engenheiros que os contribuintes estavam pagando para solucionar os problemas que a rainha e sua fiel corte haviam criado no trânsito desse incrível reino. O seu reino! O reino da fantasia. Um pequeno campo repleto de oportunidades para oportunistas com muita lábia e pouca vergonha. Nesse reino, nada de negro poderia turvar a visão míope de seus súditos. Para cada escura nuvem de denúncias que cobrisse seu reinado, Poliana lançava migalhas de recursos públicos, com muita purpurina e lantejoula, nas festivas apresentações de sua domesticada Orquestra Partidária (OP). No inacreditável reino de Poliana, o negro e fétido lixo sempre poderia ser varrido, a altos custos, para baixo dos escarlates tapetes reais. Não! Poliana estava convicta. Nada de negro poderia infestar e encobrir seu cristalino reinado no mês do cachorro louco. Poliana não temeria as lúgubres e funestas profecias vazias. A incandescente rainha venceria qualquer escuridão. Só mesmo o austero breu da toga de Justiça ainda causava calafrios em Poliana. Mas Justiça, até os tolos sabiam, tinha um manto escuro a lhe vendar os olhos, por isso sua alteza poderia dormir tranqüila, sem temer as sombras que povoam os sonhos de seu povo.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Kátia, diga para o Mantovani publicar esse comentário, que é para ele. Isso ele não divulga. Diga para ele ter peito assim como voce tem.

    ResponderExcluir
  3. No blog do mencionado vereador, só é publicado oq lhe agrada, pois o outro lado naum se deve ouvir, é um blog só de ataque sem contra ataque...

    ResponderExcluir
  4. Certo, caro(a) anônimo, mas os jornais de ontem mostram o contra ataque... e estou certa de que as pessoas leêm muitíssimo mais (jornais) do que o blog do Mantovani. E ele vai ter de se explicar pois ele era o secretário na época.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.