sábado, 8 de outubro de 2011

Poliana e o Espelho Mágico


Poliana admirava-se satisfeita no espelho. Por vezes, até ela, sempre tão centrada e senhora de si, surpreendia-se com a própria astúcia e brilhantismo. Não era a toa que tinha hoje o mundo a seus pés. E como era saboroso o gosto do poder. Poder pisar em seus desafetos era como ópio, prazeroso e viciante. Com um sorriso, misto de escárnio e autocontemplação, mira-se no espelho e questiona:
- Espelho, espelho meu, existe no reino alguém mais poderosa que eu? – do espelho uma voz monótona prontamente responde: - Em todo castelo, és tu magnânima, a mais poderosa das criaturas.
- E não sou eu também a mais ardilosa das celebridades?
- Sua alteza, é sem dúvida, merecedora desse reconhecimento, ó divina e esplendorosa criatura!
- E não sou eu a mais invejada e idolatrada das rainhas?
- Vós sois digna de todas as reverências, ó jovem e destemida rainha!
- Chega desse palavrório ridículo espelho entojado! De puxa-sacos eu já estou superfaturada. Tenho até que dar um jeito de me livrar de 131 deles. Se tu continuar com esse excesso de reverências vou te descartar no lixo orgânico como fiz com o insuportável Chorume!
- Se esta é sua vontade alteza devo usar de certa franqueza. Acho que tu Poliana, deveria ter sido mais comedida na hora de descartar seu Bobo Chorume. Em se tratando de lixo, as coisas sempre podem feder.
- Chorume é um tolo que ousou desafiar a rainha! A pena para quem questionar minhas certezas e propinas é a decapitação. E com que prazer assisto essas cabeças asquerosas rolarem. – exulta Poliana, esfregando as mãos de contentamento.
- Mas Poliana, ainda não é hora de semear rancor e ódio. Chorume poderia lhe ser útil nas jogatinas do próximo ano.
- Chorume é descartável, assim como seu mestre, o velho Alquimista. Não preciso mais deles, já os usei a vontade. Agora não servem mais nem pra reciclagem! Sou hoje a mais poderosa das figuras. E como sou corajosa! Ninguém antes, na história desse reino, teve a coragem de colocar o todo poderoso Alquimista e seus discípulos em seu devido lugar: o lixo!
- Pense bem rainha. O Alquimista é uma força a ser respeitada nas jogatinas quadrienais e ...
- Eu não preciso de ninguém! Ninguém! Eu me basto e me garanto! Sou soberana absoluta desse reino! – interrompe Poliana já começando a esganiçar o tom de voz – Vou me livrar de todos os tolos descartáveis. O próximo passo é jogar na sarjeta toda a insuportável constelação de estrelas que por tanto tempo tive que engolir.
- Os seus companheiros de clã?! - alarma-se o espelho. – Mas, minha idolatrada rainha, eu acredito não ser ainda o momento de abandonar esse grupo, mesmo sabendo de sua bem camuflada antipatia pela maioria deles.
- Já agüentei demais dessa turminha. Eles me foram úteis durante um tempo, mas ninguém agüenta tantos anos daqueles discursinhos bolorentos e o eterno ar de donos da verdade. A verdade agora é que quem dá as regras sou eu!
O espelho, conhecedor das famosas crises de destempero da rainha, tenta ponderar em tom ameno para não desagradar aos sensíveis humores reais:
- Tu és Poliana, a dona da bola e do campo, mas precisará de um bom time para o campeonato. E os membros mais bitolados e alienados do seu clã são inigualáveis na arte de arrebanhar inocentes úteis para torcida. Isso faz diferença na hora da disputa. E mesmo aqueles que hoje lhe criticam ficam cegos com o brilho mítico da estrela.
- Isso é verdade. É só eu fazer um discursinho choroso e abanar na frente deles uma bandeirinha estrelada e os ingênuos se ajoelharão aos meus pés em reverência. – Profetiza a rainha sardônicamente. – Acho que nesse caso, você, seu espelho estúpido, pode ter razão. Vai ser divertido ver novamente aquela companheirada arrogante correndo atrás de mim como cachorrinhos adestrados. Principalmente aquela velharada ortodoxa que sempre criticou minha falta de traquejo nos movimentos sociais e minha pouca vontade em defender os cansativos ideais socialistas. Posso pisar a vontade em todas as crenças dos otários e no final eles me carregarão nos braços como a uma Deusa. – gargalha Poliana, cada vez mais egocêntrica.
- É isso mesmo majestade. Sua alteza, como sempre, consegue enxergar o futuro com a clareza dos visionários. – Adula o espelho, aliviado por conseguir contornar mais um ato insano da rainha.
- Eu, modestamente, sou mesmo espetaculosa! – vangloria-se a super inflada Poliana. – Agora falando de assuntos mais importantes: que tal a cor do meu esmalte, espelho mágico?
- É bonito Poliana, mas não combina com seu traje. Ficou um tanto pálido e ... – ao ver a ira começar a surgir no rosto da rainha, o espelho, tarde de mais, deu-se conta de que falara muito.
- Quem você pensa que é, seu enfeite sem serventia, para ousar criticar uma escolha da rainha! - grita Poliana, rubra de indignação. – Não foi a combinação de cores que não deu certo, é você eu não consegue enxergar direito seu espelho míope e sem noção! – Berra com seu corriqueiro tom amarrecado e estridente, enquanto atira objetos em direção ao ressabiado e constrangido espelho.
- Perdoe-me, ó bela e fashion rainha! És tu, com certeza, a mais reluzente e bem vestida das soberanas do universo!
- Não quero ouvir mais nada seu espelho ordinário! Vou colocá-lo no seu devido lugar!
- Por favor majestade, não me jogue no lixo como fez com Chorume. Eu imploro!
- Como sou piedosa, vou colocá-lo no meu baú de coisas inúteis, junto com as bandeirinhas do meu clã, a camiseta do Che e os discos do Chico e do Vandré, fazendo companhia as traças e baratas! – determina Poliana, a imperatriz da destemperança.

6 comentários:

  1. Fico com tanta pena de vc. Esta totalmente fora de órbita. Oh DEUS, tenha piedade, ela não sabe o que diz.

    ResponderExcluir
  2. Tá escrevendo pra quem loca.

    ResponderExcluir
  3. Está tristemente enganada, quem ordenou a exoneração do bebado e assediador sexual foi o prefeitão ele é quem dá as tintas lá.

    ResponderExcluir
  4. Mas petralha é bicho bem burro mesmo, quem tu acha que é poliana animal, petralha como sempre vê mas não enxerga, lê mas não entende, hahahahahahahahaha.

    ResponderExcluir
  5. Que petralha o que, vão dormir seus pseudo cultos. A companheirada tem muito mais títulos e graduações que voces.

    ResponderExcluir
  6. Genteee.. a companheirada tem mais títulos... dados por eles mesmos... hahahaha... se auto-intitulam nobres, espertos e donos da verdade. Na verdade são pessoas manipuladas e sem noção!

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.