sábado, 5 de novembro de 2011

A reforma gramatical no reino de Poliana


Na espaçosa sala todos os bobos do reinado estavam reunidos para uma aula básica de articulação. As trapalhadas constantes na hora de lidar com conflitos e problemas simples do cotidiano do poder, obrigaram Poliana a tomar medidas para sincronizar sua desafinada orquestra. No comando do evento estava Líquen, articulador oficial do reinado, que de pé sobre o tablado, discursava à atenta platéia.
– O objetivo dessa aula é afinar nosso discurso, sintonizar nossos interesses e ações. É fundamental que passemos para os súditos a idéia de que somos um grupo coeso, que sabe o que quer e onde quer chegar. Para isso, precisamos revisar alguns conceitos básicos: DISCUSSÃO – escreve na lousa – do democrático verbo discutir, que usaremos, por exemplo, com nossos subversivos e revoltados servos reais. Discutir com os servos e súditos é o mesmo que...?
- Enrolar! – responde prontamente, Poliana.
- Não, Poliana! De onde você tirou essa idéia?
- De nosso reinado é claro! E de Horário Eleitoral! Discutir nada mais é que uma forma de enrolar os otários quando não sabemos o que dizer, ou não temos a menor intenção de fazer o que prometemos que faríamos. – responde convicta, a rainha, para desconforto do professor e demais presentes.
- Está certo alteza, mas vamos nos ater as questões gramaticais nesse momento.
- Voltando ao pertinente tema da revolta dos serviçais, precisamos falar em NEGOCIAÇÃO. Negociar é sinônimo de...?
- Propinas! Propinas! Essa é fácil, muito fácil professor! – grita eufórica a participativa rainha, deixando Líquen de saia justa.
- Não! Negociar, Poliana, é conversar, dialogar...
- Isso é enrolar! O mesmo que discussão! Nós discutimos, enrolamos, ludibriamos o povo como meio de atingir nosso fim: o poder! E queremos o poder para negociar as propinas!
- Assim não é possível! Ela vai acabar de vez com o pouco que ainda resta de nossa ilusão de ética. – indigna-se uma catedrática representante do clã.
- É melhor mudarmos o tema professor. Esse é muito complexo. – sugere o pessoal da FarsaSindical.
- Vamos falar da voz e do sujeito, então. Na frase – escreve na lousa – Na grandiosa e participativa reunião da Orquestra Partidária (OP) foram votadas democraticamente as principais necessidades do bairro de Maria e João. Onde está o sujeito ativo?
- Tá em casa, descansando, é obvio. – responde a rainha deixando a platéia curiosa. – Quem é ativo, trabalha o dia inteiro e não tem tempo pra perder com essas reuniões pirotécnicas e cansativas que nós inventamos para fazer de conta que o povo decide alguma coisa no reino. Qualquer sujeito com um mínimo de senso crítico sabe que da meia dúzia de gatos pingados que vai nesses espetáculos de ilusionismo, metade é da nossa folha de pagamentos. A outra metade é manipulada para votar aquilo que nós entendemos ser a prioridade para a vida deles. E João e Maria devem ser membros do CUT (Companheiros Unidos no Trambique).
- Isso não é justo Poliana! – revolta-se Santo Jorge, o showman da OP, entre trejeitos e rebolados.- Eu me esforço muito para arrebanhar novos seguidores para sua alteza.
- Desculpe Santo Jorge. Outra parte vai a essas festividades só para apreciar o molejo e a ginga do nosso Michael Jackson socialista.
- Vamos debater os conceitos que são as marcas desse nosso grandioso reinado: INCLUSÃO, SOCIALIZAR e PARTICIPAÇÃO. O que podemos dizer ao povo que já fizemos, de fato, com base nesses pilares.
- Essa é minha! Eu respondo! – exulta a polêmica Poliana - Nós incluímos muitos maços de recursos públicos nos bolsos de nossos companheiros. Socializamos carguinhos e serviços entre nossos pares, e participamos de cada maracutaia que conseguimos, mesmo as que a odiosa Imprensa Livre tentou atrapalhar. Tudo com muita coesão e concordância.
- Voltando a análise de textos – continua o professor - que interpretações podemos tirar da seguinte manchete hipotética de um jornal do reino: “Chefe dos bobos da rainha é flagrado, na calada da noite, transportando centenas de rolos de papel higiênico em veículo oficial”.
- Meu Deus! Já estamos roubando até papel higiênico! Depois do negócio das pedras não tínhamos combinados que só íamos pegar o que coubesse nos bolsos? – escandaliza-se uma velha matriarca do clã, sudorética e ruborizada, abanando-se com as saias.
-Não! Isso é só um exemplo! Não pegamos papel higiênico nenhum. Não que eu saiba, pelo menos. - esclarece Líquen continuando a aula - Que interpretações podemos vender ao povo?
- Em primeiro lugar, esse jornaleco sensacionalista e reacionário logicamente está a serviço do imperialismo e da elite inconformada com nosso reinado inclusivo e democrático. É perseguição midiática! – discursa eloqüentemente, o companheiro boina verde, sob aplausos efusivos da imparcial platéia. – Em segundo lugar, é lógico que essa situação só pode ter sido alguma armação asquerosa da invejosa Oposição. Em terceiro lugar, devíamos mandar fechar esse tablóide ou retirar todos os anúncios reais que tivermos publicado nesse lixo subversivo!
- Muito bem! É isso aí! – grita a audiência em delírio. O professor quase em prantos, por uma interpretação tão didática e precisa, reluta em ceder a palavra à rainha que erguia com insistência a mão, pedindo a vez.
- Sem essa gente! Vamos parar de mentir pra nós mesmos. Eu conheço todos vocês, os bobos e suas trapalhadas. Com certeza, nesse caso, nós devemos ter feito mais uma das nossas gigantescas cagadas e o chefe dos bobos foi o escolhido para limpar toda a sujeira antes que o cheiro acordasse Oposição. Como sempre, nós não sabemos fazer nada, nem cagadas, sem chamar atenção de Imprensa Livre. Temos sempre que tirar uma fotinho para um banner ou outdoor. O bobo levou junto nosso assessor de marketing, que filmou e fotografou seu ato ilícito e depois, só para se gabar, publicou as fotos no mural de uma rede social. Daí foi mais um fiasco socialista. Nesse ritmo Fidel vai acabar nos processando por danos morais. – tripudia Poliana, deixando seus companheiros desanimados.
- Para concluirmos essa aula – continua Líquen,cada vez mais amorfo, tentando manter o controle da turma – vamos trabalhar com os tempos verbais. Na frase: Nós lutamos por um reino inclusivo onde todo cidadão tem direito a voz e a liberdade de expressão. Qual o tempo verbal da oração?
- Passado, é lógico! - Responde a rainha, já entediada - Esse papo todo faz parte do nosso passado, todo mundo sabe. Hoje que estamos sentados no trono, queremos que o povinho fale e questione o mínimo possível. Que só enxergue aquilo que nós mostrarmos a eles. Participação só acontece entre cordeirinhos que pensam exatamente como nós, senão é alguma espécie de complô. Só não acabamos de vez com essa maldita liberdade de expressão, por que tem a tal Democracia a nos assombrar. E odiamos qualquer um que tenha uma voz que destoe da nossa. E chega dessa aula chata! Onde estão meus bombons de amarula seus moloides?! – grita Poliana, pondo seus bobos em ação para evitar mais um ataque de TPM da temperamental rainha, doutora em sintaxe e semântica pela nova escola marxista pós- reinado.

15 comentários:

  1. A katia em vez de dar uma gostosa com o maridão, fica escrevendo histórinhas.KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. ISTO É A HISTÓRIA SOBRE A QUAL ESCREVEMOS: "MEIAS VERDADES OU MENTIRAS INTEIRA", BOA.

    ResponderExcluir
  3. Desculpa Anônimo, mas pelo que conheço da Katia, sem ser o colchão ou o cobertor, ela é mulher competente, não so para dar um "gostosa" com o maridão, mas ficar escrevendo histórinhas que hoje se confundem com a vida real.

    ResponderExcluir
  4. Santo Jorge,showman da OP, Michael Jackson socialista... Gostaria de conhecer esse loco. Alguem que é santo, artista e socialista, merece meu crédito. São pucos por essas plagas. Se for candidato voto nele.

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu fui na festa do OP (orçamento participativo), tava muiiiito bom,1800 pessoas (o povo gostia), jogos, almoço, show dos Monarcas (sabe o que é isso) entre outros....O Santo Jorge tava imperdível, ele sozinho é um show. A DO REI.... Só não vi voce lá, amiga!

    ResponderExcluir
  6. O Santo Jorge será candidato sim. Eu, com certeza também voto nele.

    ResponderExcluir
  7. Tem que ter muita ignorância mesmo para achar que um palhaço como o Santo Jorge tem competência para ser candidato a alguma coisa, e ainda disperdiçar o voto com ele... o povo tem os governantes que mereçe... pão e circo para o povo cada vez mais ignorante!

    ResponderExcluir
  8. Ai que irritadinho voce ficou. Eu voto nele sim. Nunca vi palhaço ter doutorado. O Santo Jorge tem.Voto nele até o fim. Esse direito é meu, escolho quem quero e não critico a escolha dos outros.

    ResponderExcluir
  9. Me refiro a ignorância de atitudes e pensamentos dele e não de estudo, qlq um pode ter doutorado hj em dia, basta se dedicar, não precisa necessariamente ser inteligente.
    Com certeza o voto é um direito seu e representa exatamente o tipo de pessoa que és... parabéns por achar que pão e circo para o povo é a política mais correta.

    ResponderExcluir
  10. Para evitar problemas judiciais esse comentário foi editado com exclusão da citação de nomes.

    POVO: SABEM POR ONDE ANDA O SENHOR ... UM PASSARINHO ME CONTOU QUE ESTA DOS EUA. FOI PEGAR O DINHEIRO QUE O SUA FILHA GUARDA. PARA ELE USAR NA CAMPANHA. OS INVESTIMENTOS DELE NEM EM ERECHIM SÃO. COLOCA TUDO NA MAO DO FILHA NOS EUA.

    ResponderExcluir
  11. kakakaka... uma uma pena que eu não tenha filhos nos EUA. SE tivesse e tivesse recursos tb colocaria onde rendem mais... né... usar a cabeça não é crime. Até porque pelo que se sabe varios prefeitaveis e vereadoriaveis e secretariaveis fazem investimentos, alguns escandalosos como sair de um patrimonio tipo: conta negativa no banco, para mansão de 1,300 milhoes hehehehe. Inveja é feio. Não tenho problemas com quem tem filhos nos EUA, Europa, etc e tal. Espero cosneguir possibilitar aos meus tb essas experiencias...

    ResponderExcluir
  12. Como o povo é ignorante, Meu Deus do céu!!!

    ResponderExcluir
  13. IGNORANTE VOCE JA ENTROU NA CASA DESSE POLÍTICO, O QUAL VC DIZ TER MANSÃO DE 1.300 MILHÕES, VC TAMBÉM TEM ACESSO A CONTA BANCÁRIA DELE. SÓ SE VC É DEUS. ME POUPE MEU CARO. QUANTA PREPOTENCIA A SUA. CUIDE MAIS DA SUA VIDA DEIXE QUE A DOS OUTROS ELES MESMO CUIDAM.TALVEZ POR ISSO QUE OS SEUS FILHOS AINDA ESTÃO AQUI E NÃO FORAM AOS EUA. PENSE NISSO, FARÁ BEM A SUA ALMA.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo, ignorante, prova com seu texto que é vc. Não entrei na mansão, mas pelo geito vc deve ter entrado, ou pior, mexi em uma ferida aberta, ACHO QUE A CASA É SUA, POR ISSO TAMANHO ATAQUE DE FURIA VC TEVE. Cara autora, por causa destes anônimos que visitams eu blog apenas para baixar o nivel do debate é que tantos outros anônimos de alto nível se mantém assim: ANÔNIMOS. Vcs causam medo nas pessoas, e isso é perigoso. E não sou anônimo, sou anônima, e definitivamente, meu voto vc não terá mais.

    ResponderExcluir
  15. gente isso é uma baixaria............a cara de quem escreve

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.