sábado, 2 de junho de 2012

Operadora Poliana


- Companheirada, a coisa tá preta. A rainha está furiosa! – anuncia Líquen, o amorfo, interrompendo um disputado jogo de Truco entre os bobos e pajens reais.
- Ah, não! TPM de novo ninguém agüenta! Já é a quarta este mês. Não tem estoque de bombons de amarula que chegue! – queixa-se um dos pajens.
- É sempre assim! É só a gente se acomodar para não fazer nada e ela começa a ter os ataques dela. Assim não dá! – continua outro.
- Eu bem que avisei que essa história dela ser unanimidade ia acabar subindo pra cabeça.
- E nós bem sabemos que a rainha sempre teve o ego maior que o cérebro, né?
- Pelo visto agora só tem ego. – resmunga um dos bobos da Irmandade do Fogo.
- Ela tá histérica sim, mas acho que dessa vez ela tem razão. A rainha foi clara, lúcida e definitiva. – relata Líquen.
- Clara e lúcida? Duvido. – retruca novamente o irmão do Fogo.
- É sim. Ela mandou cortar todos. E já. – sentencia Líquen.
- Cortar?! Já?! Mas era pra ser só após a conquista do troféu popularidade, quando ela vai ter de pulverizar nossos carguinhos e distribuir as migalhas às minorias.
- Não é possível, Líquen! Eu ainda tenho as prestações do carro pra pagar. – choraminga um dos companheiros.
- Pode esquecer, eu sou uma das estrelas mais antigas do nosso clã, não vou largar essa boquinha assim. Daqui não saio, daqui ninguém me tira!
- Que absurdo! Que falta de ética da Poliana. Não é isso que foi combinado quando firmamos nossa aliança. – reclama ofendido um ilustre representante da Irmandade do Fogo.
- Está coberto de razão o camarada da Irmandade. É uma falha grave de caráter de sua alteza faltar com a palavra dada. Onde ficaram os valores morais pelos quais nosso clã tanto tem se empenhado ao longo dos anos! Isso é uma cachoeira de água fria em nossos ideais.
- Ela não pode cortar nossas cabeças assim!
- Que cabeças, o que! Vocês são mesmo um desperdício de dinheiro público! Ficam o dia inteirinho fazendo coisa alguma e não são capazes nem de ler os jornais. Não sabem nada do que acontece no reino! - esbraveja o amorfo.
- Eu não sei ler. – responde sem muito interesse um dos presentes.
- E eu, sou responsável pelo planejamento. Não tenho que saber nada sobre o reino. Não é pra isso que sou pago. – completa outro.
- Isso é um ultraje! Eu sou o marqueteiro da rainha. O meu serviço é fazer ela parecer mais popular e carismática do que é e tornar cada acanhado feito de nosso reinado um espetáculo de cores, música e fantasias. E isso eu faço muito bem, obrigada. – empertiga-se Faisão, todo garboso.
- Tá, mas se não é dos nossos carguinhos e tetas que você está falando, do que é afinal?
- Dos telefones. Ela mandou cortar todos os telefones do castelo. – esclarece Líquen.
- Sem telefones? Mas como vai ser sem telefones? Como é que eu vou namorar?
- Isso é um absurdo, Líquen! Eu tenho um monte de cobranças para fazer e propinas pra negociar pro nosso clã, não posso ficar incomunicável. Ainda mais esse ano.
- Pelo amor de Deus gente. A única coisa que nós fazemos aqui no castelo é jogar baralho, navegar na internet e ficar pendurado no telefone. Se essa rainha louca cortar os telefones nós vamos ficar fazendo o que aqui?!
- Por mim não tem problema. Vou usar o tempo ocioso para tentar ler aquela brilhante obra que norteia minha vida e minhas condutas: O Capital. Talvez eu consiga chegar ao final dessa vez e quem sabe entender do que se trata. – anuncia o Boina Verde esperançoso e otimista.
- E tem mais Líquen. Como é que nós vamos fazer para manter nossa tática das ameaças anônimas sem telefones. Ela não pensou nisso?
- É por tudo isso que vocês alegam que a magnânima tomou essa acertada decisão. Os telefones tem sido a maior fonte de problemas para nosso reinado nos últimos tempos.
- Por quê? Nós andamos desviando o dinheiro da conta também?
- Não, claro que não! – indigna-se Líquen, para em seguida acrescentar pensativo – De qualquer forma vou averiguar para ter certeza.
- Eu sabia! Esses dispositivos de telecomunicação inventados pelos imperialistas só servem para manipular as massas! - revolta-se o camarada Boina Verde - Feliz é o povo cubano que não tem acesso a essas máquinas opressoras.
- Chega de bobagens. O negócio é que a intrometida Justiça anda bisbilhotando nossas ligações telefônicas. E como de costume, achou cobras e lagartos. Os membros de nossa confraria parecem não ter o menor zelo na hora de usar esses aparelhos. Tem companheiro que usa o telefone do castelo para tele-sexo!
- Qual o problema? Vocês queriam que ligasse de casa, é?
- Quieto! – interrompe Líquen já sem paciência – Vai ser uma lástima termos de desativar todo o esquema elaborado por nossa corte. Tudo via telefone. Olhem só: tem o telemarketing Poliana. Um número onde o contribuinte liga pra reclamar dos serviços e é automaticamente repassado para uma operadora que passa horas repetindo todas aquelas mentiras que nós vendemos sobre a eficiência de nosso reinado. Se o tal contribuinte tiver bom senso, ele desliga antes de conseguir reclamar senão gasta todo o salário para pagar a conta. – explica Líquen – E mais: a tele-entrega de propinas. O pessoal não precisa nem vir no castelo para molhar nossas mãos. É só ligar e algum companheiro vai correndo buscar. – relata para uma platéia cada vez mais satisfeita - E tem esse serviço onde você pode optar. Se você for companheiro tecla 1 e daí são oferecidas várias opções: Para solicitação de troca de favores, tecle 2. Para lavagem de dinheiro, tecle 3. Para trocar voto por brita, tecle 4. Para passar na frente dos doentes na fila do desrespeito, tecle 5. E assim vai indo, até o 13.
- E se você não for companheiro. Como é que faz para usar esse instrumento tão inclusivo e participativo? – pergunta deslumbrado o Boina.
- Tecle estrela e, por favor, aguarde até o ano que vem.
- Que falta vão fazer os telefones para nosso reinado! Mal dita seja a bisbilhoteira Justiça! Nós devíamos ligar para ela ameaçando... – revoltam-se os companheiros já tramando a desforra.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Textos muito interessantes!

    Dê uma passadinha no meu http://umrelicariodeideias.blogspot.com.br/ se curtir, siga-o!

    ResponderExcluir
  2. JÁ ESTAVA ESPERANDO...COMO SEMPRE "SUTIL" !!!

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.