quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Um novo herói surge no reino: Golesma Bonder


Na ampla sala a noite já se vislumbrava pelas enormes vidraças. Os únicos residentes da torre de mármore eram a rainha deposta, Poliana, e seu fiel parceiro de clausura, Espelho Mágico. Nessa noite, Poliana navegava na internet após um longo e desgastante dia bancando a ventriloca do companheiro Golesminha. O mundo virtual sempre fora mais convidativo para a antiga rainha. Algumas coisas pareciam não ter mudado, mesmo após sua decapitação precoce.
- Você viu só essa, Espelho Mágico. O Golesminha é a sensação nas redes sociais.
- É mesmo? Então a campanha finalmente decolou?
- A dele não, mas a daquela famosa supercola tá bombando. É a piadinha do momento. – informa Poliana, soltando risinhos de deleite.
- Hora, Poliana! Você não devia rir assim da desgraça de um de nossos companheiros. – repreende Espelho Mágico.
- Não devia, mas me divirto. Ele e todos os membros ortodoxos do clã, aqueles que até esses dias faziam arruaça em porta de banco e trancavam o trânsito no reino, sempre me discriminaram por eu não ter saído dos tais movimentos sociais. Eu sofri bullying a vida toda por ser uma socialite socialista. Agora eles estão pagando por toda Super Bonder desperdiçada nas fechaduras dos portões de indústrias.
- É. Essa é uma mancha no passado do Golesminha, que vai ser difícil de tirar. Como diz o ditado, quem apanha não esquece.
- E Super Bonder na fechadura dos outros é refresco. – acrescenta Poliana. – E pelo que eu fiquei sabendo de nossos companheiros, a perícia do Golesminha com a dita arma é mesmo de impressionar.
- Sério? Ele nunca grudou os dedos? – questiona o Espelho, cada vez mais curioso.
- Parece que não. Só a franja, uma vez, ficou colada na porta de uma câmara fria em um frigorífero. Nada de muito grave. E ele conseguiu sair na surdina, sem deixar pistas.
- O que ele estava fazendo na câmara fria, elas não tem fechadura?
- Um atentado terrorista. Ouvi dizer – confidência Poliana baixando o tom de voz e olhando cautelosa para os lados – que ele foi treinado por aqueles movimentos de guerrilha, lembra? MR 13, Vanguarda Populista ou sei lá que nome tinham, eu nunca fui muito engajada, você bem sabe.
- Sim, sim, não vem ao caso, eram todos uma perda de tempo mesmo. Continua Poliana. – pede o Espelho em expectativa.
- Pois então. Ele foi treinado para o uso específico dessa arma. Fácil de guardar, de comprar e que só exigia muita perícia no manejo: a Super Bonder. Com um mísero tubo, se podia manter centenas de trabalhadores do lado de fora das empresas, vários empresários - que eles chamavam pela alcunha de donos do poder ou opressores - fulos da vida, e o maldito capital empacado.
- Nossa! Que estratégia perfeita.
- Pois é. Nem eu acreditei que o Golesminha, aquele mocorongo, pudesse participar de um esquema tão ardiloso e elaborado.
- E dava certo? – indaga o Espelho Mágico, cada vez mais envolvido na história.
- Claro que sim. Enquanto um grupo do nosso clã fazia um gritedo, cantava aquelas músicas surradas de protesto, se atirava no chão e esperneava para distrair a massa, o Golesminha agia, na camufla. Ele é o legitimo James Bonder! Ou melhor Golesma Bonder!
- Nossa Poliana, fiquei todo arrepiado com essa história.
- Também não precisa exagerar Espelho Mágico! Eu, durante todo meu reinado, fiz coisas muito mais impressionantes! Quer que eu comece a enumerar cada uma delas? – exalta-se a antiga monarca em um acesso de ciúmes.
- Não precisa, minha eterna rainha. Ninguém jamais vai superar todos os seus feitos. – adula o outro para não perder o final do enredo – Mas você ainda não explicou o que o Golesminha estava fazendo na tal câmara frigorífera. Que espécie de atentado terrorista ele estava executando? Era uma bomba?
- Não. Que bomba, nada. Bomba vai ser quando ele chegar ao trono. – afirma Poliana para em seguida continuar seu emocionante relato - Naquele dia, o plano era mais trabalhoso e exigiu muito do songamonga do companheiro Golesminha. Como todo mundo no reino já sabia da tática de colocar cola nas fechaduras, ele se obrigou a boicotar os empresários de outra forma. Entrou sorrateiro no frigorífero e colou, uma por uma, todas as asinhas dos frangos. Foi uma crise no reino. Não teve, por semanas, coxinha de asa para vender. Foi um escândalo! Saiu até no Fantástico.
- Que horror! Os empresários, digo, os donos do poder, exploradores, devem ter ido a loucura. E eles sabem que foi o Golesminha?
- Claro que não. Ninguém sabe. Só nossos companheiros de clã. Quem souber tem que morrer. – afirma Poliana, amedrontando o pobre Espelho.
- Valha-me Deus! – benze-se o outro apavorado.
- E agora que você já sabe de tudo meu caro espelho, vamos para o paredão. – ordena Poliana, acostumada a ter todos os seus desejos prontamente obedecidos.
- O paredão?! Não Poliana! Eu não vou contar nada, eu juro! Tenha misericórdia! O paredão não, por favor! – suplica o Espelho em prantos.
- Tá louco, seu espelho estúpido! Hoje é terça-feira! É dia de paredão do Big Brother! Larga de frescura e liga logo essa TV! – ordena Poliana se atirando no sofá em frente a um desarvorado, e todo mijado, Espelho Mágico.

3 comentários:

  1. Fique tranquila cara Katia, muitos empresários estão ligando para a coligação pedindo a visita do Anacleto, alegando que este momento é dele, pois com a entrada do opositor muitas coisas irão trancar para Erechim, como está ligação forte entre governo federal e estadual.
    As pessoas sabem o que é importante para Erechim e principalmente viram quanto o Polis trouxe para cá, coisa que antes não era visto.
    Além do mais não esqueça que a eleição é recente e os 37.000 votos que elegeram o Polis não irá mudar muito,3 meses é pouco tempo.
    Se tiver oposição pelo que tudo indica, devido a condenação de 1° e 2° do candidato por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, possivelmente SERÁ CASSADO.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. COM certeza anônimo,moro no centro e minha família é muito conhecida na cidade com a nossa empresa, e com certeza vamos chamar o Anacleto como fizemos com o Polis, Erechim ganhou muita coisa com o governo Federal e Estadual, um exemplo que já vale por todos é a corsan, quem deu a cara a tapa foi o Polis os anteriores inclusive o Schimidt só renovaram com a corsan e fizeram o quê?
    Não me interessa se é PT, PMDB ou sei lá o que, queremos, é atitude e vontade de fazer as coisas e todos nós sabemos como foi a gestão Schimidt o centro foi abandonado na sua gestão. Além do mais a precariedade que estava a prefeitura com carro caindo aos pedaços e sem gasolina para os funcionários trabalhar. Como disse um grande político de nossa cidade naquela época não tinha lei de responsabilidade civil senão a coisa ia ser muito pior para o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Katia, quero te dar os parabéns pela sua inteligência e sensibilidade para escrever.
    Só rindo mesmo pra não chorar dessa situação...
    Eu fico impressionada com esse povo, que mesmo com todas as provas esfregadas na cara, mesmo com a condenação, ainda acreditam na carinha de santo e no sorriso falso!!!
    Mas ainda tenho esperança. Acredito na capacidade de raciocínio e de discernimento do povo de Erechim.
    Abraço.
    Ana Paula Fagundes da Silva
    Médica Veterinária

    PS.: Se posicionar anonimamente é o mesmo que colar asinhas dos frangos na surdina, dentro de um frigorífico.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.