domingo, 20 de outubro de 2013

Fazendo hora no verão

No salão real, o grupo tentava convencer Poliana do polêmico projeto. Sentada no trono, sua alteza ouvia atentamente os argumentos.
- Todos os profundos estudos realizados por nossa equipe demonstram claramente alteza, que é possível economizar uma fabulosa quantia de recursos públicos se reduzirmos em duas horas o horário de trabalho da corte.
- Seguindo essa lógica, já devemos ter economizado milhões nesses anos com tantos bobos e pajens pagos pra não fazer nada. – retruca Poliana, irredutível.
- Se as repartições fecharem mais cedo, rainha, gastaremos menos. – continua o economista, ignorando a ironia real - Isso está perfeitamente provado.
- Se isso é verdade, então por que a Coca-cola e a Ford não adotaram ainda essa fantástica estratégia de gestão? – questiona, cruelmente, Poliana.
- É que a economia só vale quando a coisa é pública e o dinheiro é do contribuinte lesado. O dinheiro privado tem valor diferente nesse odioso mercado capitalista. – responde um dos companheiros.
- Sei... Na iniciativa privada não se joga dinheiro na latrina. – continua a monarca - E no que exatamente economizaremos o suado dinheiro dos súditos, meus bobos?
- Em luz! – salta rapidamente um dos novos entendidos em economia do reino. – Energia elétrica. Com as repartições abertas menos tempo, gastaremos menos eletricidade. E você sabe Poliana, como a luz anda pelos olhos da cara!
- Se é para economizar em energia elétrica e luz, devíamos adotar esse turno especial no inverno! Das nove às quinze horas. Aproveitaríamos melhor a incidência do sol, coisa que, por sinal, abunda no verão. Gastaríamos menos com aquecedores e estufas também. – retruca sua alteza, batendo o pezinho o chão.
- Boa idéia rainha! Podíamos adotar essa tática o ano todo. No inverno dormiríamos até mais tarde e no verão aproveitaríamos a piscina! – vibra outro companheiro.
- Eu fiz uma ironia, seu estúpido! – ralha Poliana – E em que mais economizamos nesse turno especial de verão?
- Em água. O consumo de água aumenta muito no calor.
- Água! Vocês pretendem que eu enrole Imprensa Livre e os contribuintes argumentando que economizaremos milhares diminuindo o consumo de água?! Para gerar uma economia substancial aos cofres públicos cada um de nossos serviçais precisaria tomar, por dia, uns 10 litros e puxar a descarga umas 100 vezes! Façam-me o favor. Mostrem-me argumentos mais sólidos e menos insípidos! – irrita-se Poliana.
- Os contribuintes serão beneficiados, pois poderão usufruir dos serviços públicos no horário do almoço! – argumenta outro assessor.
- Essa sim, é boa. Os contribuintes vão adorar a idéia de deixar de almoçar para usarem um serviço que sempre usaram em horário comercial. Posso até vê-los famintos pelo meu pescoço de monarca. – acrescenta a rainha com escárnio.
- Nós gastaremos menos em papel higiênico também. – continua outro, ansioso para convencer a soberana.
- Era só que faltava. Os servos cagam mais no verão, é isso? Ou talvez, vocês, meus adoráveis e atrapalhados bobos, tenham menos tempo de fazer suas tradicionais cagadas, o que para mim seria uma economia de problemas. – conclui Poliana - Já chega de ouvir tantas asneiras. – ergue-se a rainha do trono, dando a reunião como encerrada.
- Mas, majestade, você não pode ser contra essa idéia! Você sabe o quanto ela  é importante para sua boa imagem e popularidade com os serviçais! – desespera-se um companheiro.
- Eu não sou contra. Acho a idéia excelente. As desculpas esfarrapadas é que não são. Vou enrolar o povão e Imprensa Livre com coisas mais criativas. Estaremos implantando um novo projeto de valorização dos serviçais e melhoria da qualidade do atendimento ao público. Direi que pesquisas recentes, desenvolvidas em países do mediterrâneo, mostram que os profissionais aumentam em muito sua produtividade se dormirem duas horas depois do almoço! Por isso, decretarei nos próximos dias o direito à sesta remunerada. – anuncia a monarca.
- Brilhante rainha! Não sei como não pensamos nisso antes. – vibra o representante da Farsasindical.
-Eu, modéstia a parte, sou mesmo uma exímia estrategista. Especialista em gerenciamento e MBA em gestão de absurdos financiados com recursos públicos. Agora me deixem em paz seus molóides! Tenho muito para fazer em poucos dias. Preciso de várias sessões de bronzeamento artificial. O horário especial já está aí, e não posso estrear meu biquíni verde-água com a pele branca desse jeito. Seria péssimo para minha irretocável imagem de soberana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.