domingo, 27 de outubro de 2013

O surpreendente leilão da rainha

Poliana estava enciumada. Não agüentava mais ver tantas notícias e adulações ao mega leilão promovido pela Rainha Mãe. Sua alteza odiava ver outra rainha, mesmo a escolhida de seu clã, mais em evidência que a doce e carismática Poliana. Até os protestos e quebra-quebra serviram para dar mais visibilidade a outra. Era preciso colocar sua coroada cabeça para funcionar e produzir algum mirabolante projeto capaz de ofuscar o leilãozinho megalomaníaco da Rainha Mãe.
- Eu convoquei vocês todos hoje, em reunião extraordinária, meus bobos, para um importante anúncio. – começa a altiva monarca do alto de seu trono.
- Vai decretar mais um feriadão para nós alteza?! – vibra um companheiro.
- Nada disso. Trata-se de um projeto grandioso para o futuro do reino e que trará fortunas aos cofres públicos.
- Vai render dinheiro para nosso Fundo de Apoio a Companheirada, rainha? – entusiasma-se outro.
- Lógico. De que vale os recursos públicos sem nossos desvios privados. -responde Poliana.
- E que projetinho é esse, alteza? – questiona um dos bobos da corte.
- Vamos fazer um leilão!
-Leilão?! Mas vamos leiloar o que?
- Os buracos no asfalto! – anuncia a magnânima Poliana, com o queixinho erguido de orgulho.
- Ah! Vamos fazer mais um tapa-buracos, é isso? – indaga o bobo um tanto decepcionado.
- Nada disso, seu molóide! É um projeto inovador e ousado. Vamos abrir concorrência para que consórcios do mundo inteiro possam explorar nossos buracos no asfalto! Ganharemos bilhões!
- Mas vão explorar o que, Poliana? Está certo que alguns são bem profundos, mas ainda não atingem o pré-sal. – constata o bobo das obras.
- Eu concordo com o companheiro, rainha. Já tem gente explorando alguns buracos com pesque-pague, mas não acho que grandes empresas possam se interessar em pesca esportiva.
- Vocês são mesmo desinformados. Eu consultei um famoso especialista e descobri que nossos buracos no asfalto são uma riquíssima fonte de xisto!
- Cheetos? Aquele salgadinho? – pergunta um assessor parlamentar, lambendo os beiços, empolgado.
- Não seu idiota! – irrita-se a monarca – Xisto! Aquelas rochas que são a fonte de energia mais comentada do momento.
- Ah! Aquele negócio que promete ser o substituto do petróleo e que pode fazer nosso pré-sal ser uma palhaçada maior do que já é?
- Esse mesmo! O futuro das energias não renováveis está em nossas mãos! Ganharemos fortunas!
- Você tem mesmo certeza disso, Poliana?
- Absoluta! Consultei o especialista, comparamos as imagens, e não há dúvidas. Nossos buracos são repletos de xisto!
- Que maravilha, rainha! Vou postar agora mesmo no facebook! E anunciar imediatamente em todas as rádios locais. – alegra-se o bobo do marketing e mídia, colocando-se em movimento.
- E nós precisamos organizar nossos companheiros para lucrar nesse consórcio! Serão bilhões! Trilhões! – ergue-se rapidamente outro companheiro já falando ao celular.
Em poucos minutos a sala já era uma balburdia. Bobos e pajens entusiasmados discutiam entre si e falavam ao telefone. Uma satisfeita Poliana, lixava as unhas comodamente sentada em seu trono, já sonhando com os recursos que cairiam em suas contas.
Algum tempo depois, o bobo do marketing, retorna a sala para informar a rainha.
- O anúncio já esta em todas as redes sociais. Um enorme banner acabou de ser colocado na entrada do reino. O pessoal de Imprensa Livre quer uma coletiva, em poucos minutos, com você Poliana. Preciso saber o nome do geólogo que constatou as reservas de xisto em nossos buracos no asfalto, alteza?
- Google.
- Como? – pergunta o outro, já sentindo o suor frio escorrer pela espinha.

- Eu pesquisei no Google. Vi as fotos que apareceram. Umas rochas cinzentas e descamativas, iguaizinhas as que se vê nos buracos do asfalto. Quem precisa de geólogo em plena era da informática! – conclui a altiva e decidida Poliana, deixando o recinto e sua apavorada corte de bobos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.