domingo, 8 de dezembro de 2013

As expedições internacionais da ilustre comitiva real

Com Poliana ausente do reino em viagem internacional, os bobos gastavam os seus, agora reduzidos horários de trabalho, em produtivas rodadas de carteado. Entre uma jogada e outra, discutiam a missão internacional da monarca e de Golesminha.
- O que a rainha foi fazer mesmo na Europa? – questiona um companheiro da Câmara de Vendilhões, mais atento às jogadas e jogatinas, do que as ações de seu reinado e os interesses dos súditos.
- Poliana foi ver in loco a atuação de uma empresa que desenvolveu uma tecnologia diferenciada e inovadora que permitirá a construção de moradias populares de qualidade e baixos custos. Com isso, nossa rainha pretende alavancar ainda mais nosso programa de casas populares e atender ao sonho de moradias próprias de nosso povo.  – responde prontamente o bobo do marketing, enquanto jogava Candy Crush Saga no facebook.
- Esse aí, incorporou tanto o papel de marqueteiro oficial que até fala como se estivesse dando manchete de jornal. – cochicha um companheiro para os outros do grupo, provocando risinhos dissimulados.
- E quem é o engenheiro que foi acompanhar sua alteza? – questiona um dos pajens.
- Engenheiro? Nenhum. Já foram junto com a rainha dois bobos da corte. Ia ser muito recurso público desperdiçado ter de levar um engenheiro também. Imprensa Livre ia falar mal de nós. – responde outro bobo, mais bem informado.
- Mas Poliana não entende nada de obras, a não ser de inaugurações e aquelas visitas tolas com capacete e pose de operária para sair nas fotos das propagandas oficiais. E os dois bobos que estão com ela são tão topeiras quanto nós em matéria de construção civil. Ou seja, são três ignorantes avaliando questões extremamente técnicas. Os tais estrangeiros podem até mostrar casas feitas de legos que eles não vão saber a diferença. – constata um companheiro.
- Não corremos esse risco. Pedimos a um dos nossos engenheiros de carreira que desse umas aulinhas básicas para a rainha e seus acompanhantes. Ele mostrou a eles a diferença entre um tijolo e uma peça de lego, e entre cimento e massinha de modelar. Se a massinha de modelar não for cinza, Poliana com certeza saberá diferenciar. Nossos contribuintes poderão ficar tranquilos de que estão sendo muito bem representados no exterior e que todo o dinheiro público investido na viagem está sendo coerentemente aplicado. – reponde o marqueteiro oficial sem tirar os olhos de seu iPhone.
- Tomara. Por via das dúvidas vou construir minha nova casa nos moldes tradicionais. – resolve um dos pajens.
- E eles vão ficar tantos dias só pra ver tijolo?
- A comitiva real também estará aprofundando seus conhecimentos e trocando experiência quanto a uma nova proposta de transformação de lixo em energia. Mais um projeto ousado e grandioso que demonstra a preocupação da rainha com a questão ambiental. – relata novamente o bobo do marketing, com voz e jeito de anunciante das casas Bahia.
- Deviam procurar um projeto que transformasse lixo em asfalto, isso sim. Se nós levamos tantos anos e mal começamos a transformar buracos em asfalto decente, calculem quantas décadas levaremos para fazer lixo virar energia? Logo nós, que não temos energia nem para trabalhar. – constata um dos presentes, pegando mais uma carta do baralho.
- Pode ser, mas rende manchetes ecologicamente corretas. – acrescenta o bobo do marketing.
- E o Golesminha foi fazer o que na China? Lutar por melhorias nas condições de trabalho do proletariado do país e por garantias de direitos trabalhistas àqueles trabalhadores? – pergunta outro jogador.
- Que nada! Isso é coisa do passado para o companheiro e ex-sindicalista Golesminha, e para nós. Ele foi tentar estreitar relações com os empresários Chineses, para que possamos ter também nossa parcela de lucros e benefícios com a exploração da mão de obra Chinesa. – responde um representante da FarsaSindical.
- Nada como um dia depois do outro, ou um carguinho melhor que o último, não é mesmo? – pergunta, irônico, um companheiro de clã.
- Nada como uma trinca de Ases, isso sim. Bati! – grita outro eufórico.
- Que droga! Me desconcentrei com toda essa conversa inútil e perdi a jogada! – reclama o bobo responsável pela gerência administrativa do reino. – Mas já está mesmo na hora de ir para casa descansar. São quase 14 horas! Como o tempo passa voando quando estamos ocupados, não é mesmo? Ainda bem que no verão, os dias são mais longos, mas nossas jornadas de trabalho são mais curtas. Coitado do Golesminha! Se nessa viagem ele precisar acompanhar a jornada de trabalho dos Chineses, vai voltar exausto. Justo ele, que por anos surfou no sindicalismo para fugir do trabalho! Vai chegar aqui já pedindo férias. Vamos embora companheirada. O último a sair desligue o ar condicionado. Não se esqueçam que a economia e o bom uso dos recursos públicos é a principal preocupação de nossa adorada rainha, Poliana.



Um comentário:

  1. KKKK, texto perfeito. Qualquer semelhança é mera realidade. E viva nós, os bobos que pagam a conta.

    ResponderExcluir

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.