sábado, 12 de julho de 2014

Fala sério! O apagão dos vira-latas


Um apagão imobilizou nossa seleção e calou milhões de torcedores Brasil afora. Derrota futebolística que ficará para sempre na memória dos brasileiros. Um dia que entrou para a história dos mundiais. Derrota do Brasil? Não. Derrota do futebol e da seleção brasileira. Nada além disso. Aos brasileiros sobraram os tão alardeados legados da copa. O maior legado que o nosso desempenho fracassado no futebol poderia deixar ao povo, seria um clarão de bom senso e senso crítico. Sonhos, esperança e ilusões, não são capazes de tornar um time com desempenho mediano campeão. Sonhos, esperança e ilusões, não serão, jamais, capazes de tornar um país medíocre em uma Nação evoluída e digna de verdadeiro orgulho. É preciso técnica, esforço, planejamento e competência. No futebol e nos governos. O Brasil provou que é capaz de organizar um evento mundial com qualidade. Seu povo provou, mais uma vez, ser um povo acolhedor, cordial, alegre e hospitaleiro. Nossos governantes comprovaram que é possível garantir uma segurança pública eficiente. Pelo menos aos turistas e nas cidades sede. Enfim, desempenhamos com louvor o papel ao qual nos propusemos: fomos ótimos anfitriões e patrocinadores de um espetáculo da FIFA. Tão somente isso.
         O que resta agora aos brasileiros, terminada a Copa das Copas? A mesma velha realidade de poucas semanas atrás. As prometidas melhorias em hospitais, rodovias, transporte público e aeroportos, não vieram. E não virão. Eram só sonhos e ilusões. As temidas manifestações populares que envergonhariam e desestabilizariam governos, não aconteceram. Eram só teorias conspiratórias. As influências da copa nos pleitos de outubro, não ocorrerão. São só análises passionais e desprovidas de fundamento.
        Ao mergulharmos novamente na realidade, padrão Brasil, nos cabe refletir em que momento nos deixamos convencer que precisávamos trazer um evento mundial ao país, para conseguirmos que nossos governantes se dispusessem a executar melhorias estruturais básicas e necessárias ao nosso povo. Quando nós, todos nós brasileiros, passamos a entender, e aceitar, que somente os holofotes da mídia internacional são capazes de fazer com que os líderes, eleitos por nós, demonstrem um mínimo de esforço no sentido de investir o nosso dinheiro em obras importantes a seu povo, é sinal de que quase tudo está desmoronando. Mesmo que menos da metade das obras prometidas tenham sido concluídas, se foram executadas para a copa, por que não foram executadas antes, e para nós, que as patrocinamos? As nossas necessidades não são importantes ou vistas como prioridades por aqueles que nós elegemos. As dos turistas estrangeiros sim. Para nossos representantes seremos sempre vira-latas, prontos a agradecer e nos contentar com parcos ossos descarnados. Vira-latas alegres, festivos e simpáticos, que não fazem feio aos olhos do mundo. Ao que parece, as demais obras inacabadas ou que sequer saíram do papel, serão engavetadas por décadas, a espera de um novo mundial que sirva novamente de estímulo a nossos governantes, já que os anseios e necessidades de seu povo não servem de estímulo algum. Servem apenas para, a cada quatro anos, conquistarem votos. Vendendo sonhos, esperança e ilusões, que se terminam em um simples apagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.