domingo, 20 de março de 2016

A história do lado de cá


Em Gigante Adormecido, a última semana se parecia com os derradeiros capítulos de novelas mexicanas: uma emoção após a outra. Suspense a cada final de noite. E haja coração! Milhões de pessoas vestiram-se de verde e amarelo e foram às ruas pedir a saída da Rainha Mãe e a prisão de seu antecessor, o Ilusionista. Justiça era louvada em versos, cantos e gritos de apoio e reconhecimento. Do lado de lá, na linha vermelha, apenas postagens em redes sociais desmerecendo as manifestações, ofendendo Justiça e idolatrando estrelas decadentes. Tudo em seu lugar, portanto.

Dois dias depois, enquanto o time verde-amarelo se regozijava com a maior manifestação pública da história desse reino, o reinado da estrela vermelha dá sua cartada de mestre. O Ilusionista, rei dos reis, assumiria um carguinho no reino da Rainha Mãe e, com isso, adiaria seu inevitável e eminente acerto com Justiça. Os socialistas se vestem, nas redes sociais, de rubra alegria e júbilo. Os oposicionistas, trajam-se de luto e descrédito. Gigante Adormecido voltaria a hibernar, pensavam os canarinhos, desanimados. O Ilusionista seria novamente o rei, acreditavam os fiéis seguidores da estrela. A Rainha Mãe seria deposta afinal, para curiosa felicidade do exército vermelho, em um golpe perfeito.

Mas, Justiça provaria que mesmo cega, surda e muda, não era burra, e podia ser matreira. E, no entardecer de um dia que seria histórico, diálogos infames viriam a público. Era a relação promíscua entre o poder e a patifaria vindo à tona. Conversas que escandalizavam, menos pelo baixo nível das orações, muito mais pelo subnível das intenções. Até mesmos os mais céticos e desacreditados na política, nos políticos e no governo, foram surpreendidos por um profundo sentimento de revolta e desprezo. Não era mais suposição. Estava ali, explicitado, na rouquidão da voz, todo escárnio dos poderosos com seu povo e as instituições legítimas.

E Gigante Adormecido novamente acordou. Espontânea e indignadamente se ergueu, e tomou as ruas mais uma vez, em uma noite onde estrelas só eram vistas no céu. O chão, esse chão, era de um povo que não aceitava mais conchavos e achaques. Era de uma gente que, em coro, gritava: basta! E fora a mais longa noite da história desse povo e seus governantes.

Mas essas, com certeza, são as certezas de quem vê o momento, e a história, do lado de cá. Do lado de lá, as verdades são, e sempre serão, outras. E a história destes outros, cabe a eles contar. A história de Gigante Adormecido está sendo escrita por nós e por eles, não por nós, em guerra, contra eles, ou o contrário - antigo desejo acalentado por alguns. Mas já é história, afinal. Escrita por todos nós. Desconhecemos o final, mas protagonizamos o enredo. A isso se chama democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.