sexta-feira, 22 de abril de 2016

FALA SÉRIO! O Não do palhaço


“Senhor presidente, pelo meu país, meu voto é sim!”.  Desta forma, sorridente, proferiu seu voto, o deputado Tiririca, sob aplausos efusivos dos colegas parlamentares. Voto bastante comemorado por ser esta a primeira vez, em seis anos, que o parlamentar fazia uso do microfone na plenária da câmara.
A maioria dos brasileiros que acompanhava a transmissão pela televisão, tenho certeza, sorriu ao assistir o deputado votar. Tiririca é dessas pessoas que faz a gente sorrir, mesmo quando não está em seu papel de palhaço. Tiririca é a representação de boa parte do povo brasileiro. Simples, origem humilde, pouco estudo, nordestino. É carismático. Tanto que conseguiu ser votado por milhões de eleitores. Voto de protesto ou não, Tiririca é o espelho de nossa representação na câmara. A votação, acompanhada ao vivo por surpreendente audiência, colocara pela primeira vez os brasileiros frente a frente com seus representantes. E, para muitos, fora um choque de realidade vê-los assim, em seu habitat, tão reais e tão medíocres. Se era sabido que a integridade moral de nossos parlamentares era duvidosa, agora, sabe-se também que seu  nível intelectual é sofrível. E o nível de nossos representantes reflete o nível de nossas escolhas. O nosso nível, portanto.
Em poucos segundos, proferindo seus votos, foi possível perceber a qualidade, no máximo mediana, de grande parte de nossa câmara. E, gostemos ou não, restou evidente o que levou um homem como Eduardo Cunha a ocupar o cargo máximo da casa do povo: sua superioridade frente aos seus pares. Inteligente. Conhecedor e estudioso dedicado das regras da casa. Ironia fina. Sarcasmo comedido. Frieza quase irritante. Sem sombra de dúvidas, um parlamentar acima da média do nosso parlamento. E atolado em escândalos de corrupção e em desvios de milhões, também. Como tantos outros naquela casa.
Não há como exigir mais de nossos políticos, quando a preocupação maior de boa parte do povo que os escolhe é meramente sobreviver. Um povo que se contenta com reles afagos ou pequenas esmolas em período eleitoral não elegerá grandes estadistas e brilhantes pensadores, salvo por algum improvável acidente de percurso.
Temos Renan Calheiros e Fernando Collor. Temos Eduardo Cunha e Paulo Maluf. E temos Tiririca. Dentre nossos conhecidos corruptos contumazes e reincidentes, Tiririca, o palhaço, fora a mais dura traição à Luiz Inácio Lula da Silva. O “não” do homem simples e humilde, retrato de um povo, ao ex-presidente, ilustra a derrocada final de Lula, o retirante nordestino, proletário e pai dos pobres. O mito Lula, hoje, não ilude, compra ou convence mais nem Tiririca, o palhaço.  Tiririca, o palhaço, disse não à Lula, e “pelo seu povo, disse sim.” Não é, ainda, o fim de Lula, mas este nunca esteve tão próximo do fim. Triste e nostálgico fim de um mito. Triste realidade de um país, representado por corruptos contumazes, míticos embusteiros e carismáticos palhaços. Um país de palhaços, é o que somos. O país dos embustes populistas, dos corruptos de sempre, e dos Tiriricas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.