segunda-feira, 11 de abril de 2016

Os fins e os meios

“Quem quer dinheiro?! Quem quer dinheiro?!”, é o que se ouve na sede do poder central. Reprises de algum antigo programa de auditório? Infelizmente, não. É o feirão da Rainha Mãe de Gigante Adormecido. Verdadeira queima de estoque de carguinhos e boquinhas. E o responsável pela mega liquidação, era justamente ele, a alma mais honesta do mundo, o Ilusionista. Se antes nossa monarca era um reles avatar de seu antecessor, nas últimas semanas, cada vez mais acuada, parecia um patético robô, programado para bradar a palavra golpe a cada duas orações. Enquanto a rainha permanecia exilada no palácio real, recebendo apenas as tradicionais plateias adestradas para aplaudir seus confusos e desconexos discursos, seu grande mestre distribuía recursos públicos em negociatas nada republicanas. “Ah, mas sempre se trocou cargos por apoio, por estas bandas!” – argumentam os defensores da rainha, na falta de argumentos mais sólidos ou menos insólitos.

A Rainha Mãe, cujas dificuldades e competências na administração do reino, por muitos eram sabidas há tempos, e por todos já são sentidas agora, inova mais uma vez. Terceirizara seu governo definitivamente ao Ilusionista, que sequer fazia parte de sua corte oficial. Um novo sistema de governo estava posto. Mais uma jabuticaba local. Uma luxuosa suíte de hotel é a nova sede do poder do reino, onde membros do parlamento sorrateiramente entram para se vender, e o maior baluarte da moralidade, a todos está disposto a comprar. Quarto de hotel... troca de favores por dinheiro... O poder em Gigante Adormecido nunca esteve tão declaradamente perto do que sempre fora: uma verdadeira casa de tolerância. E o grande, e inquestionável Ilusionista, prometia a seus seguidores não decepcionar como cafetão. Era o que dele esperava sua constelação de estrelas, para quem a cafetinagem com dinheiro público é só um meio de atingir os seus fins. E os seus fins, eles garantem, são mais limpos e dignos que os de qualquer outros. Quem discordar é golpista, com absoluta certeza.

E, em poucos dias, o futuro de nossa monarca estaria selado. O povo de Gigante Adormecido aguardava ansioso para, finalmente, saber quem são as messalinas e michês da casa de tolerância da Rainha Mãe. O administrador do local, já é bastante conhecido. A quem ainda não se vendeu, restam poucos cargos e ministérios e alguns milhões de dinheiro do povo. E o tempo é curto! Corram enquanto há tempo! Não vai ter golpe, vai ter propina! – gritam os defensores da imoralidade institucionalizada, sem um sopro de vergonha. Eles estão certos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Havendo dificuldades na postagem dos comentários, o campo URL poderá ser deixado em branco.